Todas as Áreas

Carreiras

Marketing digital para profissionais de Saúde: por onde começar?

Marketing digital para profissionais de Saúde: por onde começar?

A forma de encontrar profissionais de saúde mudou com a internet. E, por mais que as vezes pareça difícil, o Marketing digital para profissionais de saúde está longe de ser um bicho de sete cabeças.

Agora, para além da busca tradicional, o meio digital vem se destacando na hora de conquistar clientes e um novo público e desenvolver o networking na área.

Por onde começar no Marketing Digital

Primeiro é importante pensar na estratégia e nos seus objetivos antes de começar a produzir conteúdo. Afinal, por mais que o conteúdo seja extremamente importante, não vai ser nada produtivo fazer seu marketing apenas no impulso.

Para te ajudar usar o marketing digital como profissional de saúde para potencializar sua carreira montamos um e-book completo e gratuito de Marketing para Profissionais de Saúde.

Nele você vai aprender desde uma introdução ao marketing digital e os benefícios que ele pode oferecer para profissionais de saúde até por onde começar e quais as estratégias que dão certo e muito mais!

Quem vai ser seu público

Uma das primeiras coisas a se pensar antes de produzir o conteúdo é quem vai ser seu público. Por isso, pense nos seus objetivos e nas pessoas que você quer atingir.

Você quer aumentar o número de pacientes e vai falar com seus potenciais clientes ou quer ser mais reconhecido entre seus colegas e vai produzir conteúdo para eles?

Esses são só alguns exemplos de objetivos mais vistos no mercado, não necessariamente vão ser o seu, mas já da pra entender que cada um deles vai demandar um tipo de conteúdo, certo?

Esse é o momento para pensar em quais as “dores” das pessoas que você quer conversar. Ou seja, quais são os principais desafios que elas estão enfrentando.

E, também, em quais locais eles procuram a solução para isso. Uma rede profissional como o Linkedin, por exemplo, provavelmente vai ser utilizada por pessoas buscando informações ou conteúdos relacionados a sua profissão.

Enquanto que um canal como o Instagram, amplamente utilizado atualmente, pode ser usado tanto para ver conteúdos da sua área de atuação quanto para pacientes buscarem e se conectarem com profissionais de saúde.

Quer continuar estudando sobre esse assunto? Confira nosso material gratuito com de Marketing para Profissionais de Saúde clicando aqui!

Identidade visual

Um outro ponto importante antes de começar a publicar seus conteúdos é criar uma identidade visual.

Esse passo pode ser feito com ajuda de um design profissional, se você tiver como investir na sua imagem. Assim, o resultado dos seus conteúdos provavelmente vai ser ainda melhor.

Mas, se esse não for seu caso, saiba que há uma série de aplicativos e sites que permitem que você edite fotos e textos de forma simples e prática.

No Canva.com você encontra artes pré-prontas para diversos formatos e redes sociais, como o feed e stories do Instagram e do Facebook. Já em aplicativos como o Lightroom você consegue editar fotos de forma fácil pelo celular.

O importante aqui é ter uma identidade minimamente definida. Assim, quando alguém passar por um conteúdo já possa identificar que ele é seu.

E, para isso, você pode apostar e utilizar as mesmas cores, efeitos de fotos parecidos e duas ou três fontes iguais nas suas artes.

Quer saber mais sobre esse tópico? Confira nosso e-book gratuito com dicas de Marketing para Profissionais de Saúde clicando aqui!

Ética no digital para profissionais de saúde

É necessário também ter em mente algumas regras a serem seguidas no que diz respeito a ética. Esse é um tópico amplo e você pode pesquisar com mais afinco depois, mas aqui estão alguns dos grandes erros para você não cometer.

  1. Não exponha nenhum paciente sem consentimento, nem em divulgação de resultados nem em estudos de caso
  2. Não se chame de “melhor profissional”, “melhor do mundo”, “mais renomado do Brasil” – a menos que você possa provar isso
  3. Jamais minta sobre seu currículo ou formação
Cadastre-se para ter acesso personalizado ao conteúdo completo da Sanar.
Cadastre-se para ter acesso personalizado ao conteúdo completo da Sanar.